Características culturais

A maioria (13) dos estados considerados normalmente como integrantes do Leste Europeu têm como língua oficial uma das línguas eslavas. Os 10 estados do Leste Europeu que não têm como língua oficial uma das línguas eslavas são os seguintes: a Estónia e a Hungria (onde se falam línguas urálicas), a Lituânia e a Letónia (onde se falam línguas bálticas), a Moldávia e a Roménia (onde se falam línguas românicas), a Albânia, a Arménia, a Geórgia e o Azerbaijão.
Apenas quatro países do Leste Europeu (Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Bulgária) utilizam exclusivamente alfabeto cirílico. Outros quatro (Sérvia, República da Macedónia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro) utilizam dois alfabetos - cirílico e latino - concomitantemente. Já a Geórgia e a Arménia criaram os seus próprios alfabetos. Todos os outros utlizam exclusivamente alfabeto latino.
No Leste Europeu existe uma grande heterogeneidade religiosa. O Catolicismo é religião predominante na Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, Croácia e Lituânia. O Cristianismo ortodoxo predomina na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Roménia, Bulgária, Sérvia, Montenegro, República da Macedónia e Geórgia. O Protestantismo predomina na Estónia e Letónia. Já o Islão predomina na Bósnia e Herzegovina, Albânia e Azerbaijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário